A tendência para o futuro da indústria hoteleira é diversa e inclui sustentabilidade, novos serviços oferecidos e experiência dos viajantes. Leia nosso artigo para mais saber sobre hotéis e Portugal!

futuro da indústria hoteleira

Tendência: qual o futuro dos hotéis?

A cofundadora e CEO da Positive Luxury, Diana Verde Nieto, afirma que os millenials – ou Geração Y, isto é, todos aqueles que nasceram entre o início de 1980 e 1995 – estão mais propensos a apoiar as marcas que estão focadas nas questões ambientais e sociais a cada dia que passa.

Confira quais são algumas das principais tendências que o futuro dos hotéis aguarda:

Sustentabilidade

Mais de 50% dos viajantes ao redor do mundo falam que procura por acomodações sustentáveis. Entretanto, não há muitas opções no mercado e isso acaba se tornando um problema para eles.

Além disso, mais de 80% da Geração Y acredita que o sucesso do negócio deveria ser medido por meio de seu impacto causado no meio ambiente.

Através dessas duas variáveis, as quais estão fortemente relacionadas, é possível deduzir qual vai ser o futuro dos hotéis no mundo. O monitoramento do uso da água e a remoção de plásticos de uso único, principalmente dos centros de refeição, já estão entre as principais atividades a serem efeituadas em alguns hotéis. Ademais, especialistas dizem que vai ser necessário a criação de espaços multifuncionais mais eficazes, os quais vão promover a saúde dos hóspedes.

Novos serviços

Diante de um cenário recheado de concorrentes, como o Airbnb, a indústria hoteleira foi obrigada a começar a inovar. Práticas melhores, únicas e de pura criatividade vão emburras os hoteleiros em um sucesso ainda maior.

Por exemplo, o hotel Moxy. Espaços públicos e privados para você aproveitar dessa experiência inesquecível.

Em um futuro próximo, pode-se esperar os hotéis oferecendo serviços como o Airbnb, mas de uma maneira muito mais eficaz. Ansiosos? O compartilhamento de casas pode ser uma estratégia para atingir o sucesso e garantir a satisfação da demanda.

Experiência do viajante

Os viajantes estão à procura de experiências novas e que supram as suas necessidades. Eles querem um menor impacto ao meio ambiente e, ainda sim, relaxar em um hotel 5 estrelas. A procura por ambientes que trazem uma prática mais holística – embora tais designs sejam mais demorados a serem concluídos, provavelmente vão valer a pena nos próximos anos.

Por que hotéis são melhores que Airbnb?

Há diversos fatores que indicam que os hotéis são melhores que Airbnb, como a confiabilidade – você tem a certeza de que os hotéis vão conseguir acomodar todas as reservas, enquanto os anfitriões do Airbnb podem cancelar em cima da hora –, oferecem espaços para reuniões e programas de fidelidade, além de serviços gerais – como a limpeza do quarto e o concerto de eletrônicos, por exemplo.

Entretanto, 3 razões – ainda não citadas – são as que realmente diferem os hotéis de Airbnb. Confira a seguir!

Segurança

Talvez um dos pontos mais importantes seja a segurança. As medidas preventivas podem variar entre os estabelecimentos; enquanto os hotéis contam com profissionais treinados, guardas de segurança e sistemas de vigilância, o Airbnb já participou de histórias sobre assédios partindo dos anfitriões para os hóspedes. Os hotéis, geralmente, trabalham com planos de resposta a diferentes emergências, além de conexões com autoridades locais a fim de manter todos ali presentes seguros.

Alimentação

Nos hotéis, é comum que cafés da manhã e, às vezes, até almoços e jantares estejam inclusos nos preços, tornando as suas refeições muito mais fáceis. No Airbnb, embora tenha cozinha, você vai precisar ir as compras e ainda cozinhar.

Além disso, nos hotéis você não se preocupa com a limpeza. Já em Airbnb, você vai precisar deixar a cozinha em ordem depois do almoço.

Localização

Por fim, mas não menos importante, a localização. Mais da metade das propriedades do Airbnb estão em bairros mais afastados, enquanto os hotéis normalmente estão situados nos centros das cidades, próximos a reuniões de negócio e a movimentação local.